Ensino Fundamental

As aprendizagens escolares estão integradas às vivências do cotidiano, não privilegiando a transferência de conhecimento, mas promovendo a integração dos saberes. Valorizamos no aluno o desejo da descoberta, priorizando os aspectos cooperativos em lugar de tarefas estritamente competitivas ou individuais.

O cotidiano do Vira-Virou é sempre dinâmico e disciplinado pela participação de todos. Aqui se aprende a conviver numa coletividade: colocar e respeitar limites, viver e resolver conflitos inusitados, manifestar opiniões e desejos, negociar e ouvir, enfim, aprender. O respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta.  

Avaliação

A avaliação no Vira-Virou não é uma simples medida que define o valor de cada aluno. Além de testes, vários instrumentos são utilizados. O aluno precisa produzir, utilizar e aplicar o conhecimento a inúmeras situações.

 Essa condução do processo avaliativo permite ao aluno saber o que é  esperado dele e o que precisa fazer para aprender. E garante também que o aluno passe, ao longo do tempo, a se responsabilizar por sua própria aprendizagem. São oferecidas ao longo do ano aulas de apoio quando necessário. 

Ciências

 O trabalho com as ciências na escola é uma oportunidade de conhecer o mundo e suas representações de forma mais plural. A curiosidade é uma característica importante das crianças.

O espaço do Vira-Virou por si só propicia inúmeras descobertas. Contamos com o premiado projeto CTC! da Sangari do Brasil para uma Alfabetização Científica que busca estimular o pensamento crítico, proporcionar a construção do conhecimento por meio da investigação e o trabalho em equipe. http://www.sangari.com/ 

Esportes

Aulas de Capoeira, estimulando o desenvolvimento saudável, e o resgate da cultura popular, fazem parte do currículo.

As aulas de educação Física, além dos módulos de iniciação esportiva e psicomotricidade, incluem atividades na piscina.




Arte-educação

Nas aulas de artes nossos alunos experimentam a produção e a apreciação do teatro, da música, das artes visuais, da dança, entre outros.

A cada trimestre o foco está em uma linguagem. 





Inglês

No ensino fundamental o ensino do inglês tem por objetivo familiarizar as crianças com o idioma estrangeiro por meio de situações comunicativas. Conteúdos específicos de vocabulário e oralidade são trabalhados. Atividades de rotina garantem a utilização do inglês em contextos significativos e seguros para os alunos. O aprendizado se dá por meio de jogos, atividades dirigidas, encenações, leituras e tantas outras propostas que promovam a utilização do idioma. 

Rua Guilherme Baptista, 451 - Recreio / RJ - CEP: 22790-160
Telefones: (21) 2487-4711 | (21) 2487-4733
desenvolvido por ClickSoft | hospedado por CanguruHost